1. Prepare o molho: tempere os lagostins e a lula com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira em fogo alto, junte 1 colher (sopa) do azeite e doure metade dos lagostins, virando-os para que dourem por igual. Reserve e repita esse processo com o restante dos lagostins em mais 1 colher (sopa) do azeite.
2. Retire os lagostins da frigideira, coloque mais 1 colher (sopa) do azeite e passe rapidamente as lulas para que mudem de cor. Reserve-as juntamente com os lagostins. Ainda na mesma frigideira, coloque o azeite restante, doure o alho e junte a cachaça. Acrescente os tomates e deixe que murchem levemente, até que soltem líquido. Retire do fogo, junte os lagostins, as lulas e reserve.
3. Prepare a massa: em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente à frigideira com o molho e misture delicadamente para que toda a massa fique envolvida. Polvilhe a erva-mate e sirva imediatamente.